28/07/2014

SEMED realiza I Seminário de Educação do Campo em Canapi-AL Secretário Luiz Pedro e autoridades prestigiaram abertura solene



       Por Assessoria
A Secretaria Municipal de Educação de Canapi (SEMED) em parceria Instituto GATE (Gestão, Assessoria e Treinamento), realizou no último dia 20 de julho, o I Seminário da Educação do Campo no município. O encontro aconteceu na quadra poliesportiva da escola municipal Presidente Tancredo Neves. O Seminário é destinado aos professores do 1º ao 9º ano que fazem parte da rede municipal de ensino, além dos coordenadores pedagógicos, diretores e adjuntos. Mais de 200 profissionais da educação estiveram presentes na abertura solene que contou ainda com a presença do Secretário Municipal de Educação, Luiz Pedro Brandão e demais autoridades.

O objetivo do seminário é fazer a análise da educação rural do município, compartilhar as ideias e propostas atuais de Educação Rural para as Escolas do Campo. Conhecer experiências práticas de entidades e governos (por meio de filmes em DVD) que tomaram a iniciativa de refletir suas práticas pedagógicas e superaram o sistema bancário de ensino, evoluindo o saber da população, criando a base cultural para o progresso. 


De acordo com o exposto, as mudanças em outras localidades influenciaram no aumento da produção agropecuária e artesanal familiar, nas relações em respeito à condição da mulher e da juventude, na valorização da identidade étnica-racial e cultural, e identificação de potencialidades locais e recursos humanos das regiões onde foram trabalhados o novo conceito de educar. No primeiro momento, foi feita a formação de grupos de trabalho (GT), para fazer o diagnóstico municipal das escolas e da educação rural.

“Infelizmente essa realidade rural não é discutida amplamente nas faculdades, mostrando dia a dia dos alunos. Por isso, destaco a importância desta formação que visa contemplar essa realidade, para construção de uma educação que contribua para o encontro do saber popular com o científico. Possibilitando assim, aos educandos argumentar, participando ativamente com suas ideias para melhorar e aumentar o nível e qualidade de vida no nosso município. Queremos cada vez mais nossos educadores se aperfeiçoando e fazendo da educação de Canapi um exemplo a ser seguido” disse Luiz Pedro Brandão – Secretário de Educação de Canapi.

“Neste Seminário proposto faremos a análise da educação rural do município, e compartilharemos as ideias e propostas existentes. Vamos conhecer experiências que deram certo em outros lugares. Isso significa dizer que não estamos parados no tempo, queremos nossos educadores evoluindo o saber, criando perspectivas para o progresso da educação em Canapi” analisa Uilo Paulino de Oliveira Coordenador-geral da SEMED.

A metodologia utilizada nesse Seminário é totalmente participativa, com concepção construtivista. Técnicas e instrumentos metodológicos de construção de Conceitos Coletivos, análises e sínteses de perguntas geradoras, análises críticas de textos, de letras de músicas, dinâmicas de conteúdo e animação, exposição dialogada etc.

“A proposta metodológica durante a formação é resgar os aspectos reais da vida dos alunos, com uso de práticas de estimulação dedutiva, capacitando o professor a ser um músico, ator, dançarino, um animador em sala, enfim, estimulando os educandos de forma dinâmica e prazerosa” explica Janaína Tenório Souza – Sub-secretária de Educação de Canapi.