09/04/2014

Jovem canapiense vence competição por equipe de empreendedorismo digital em Arapiraca.

Por: Canapi Agora com Cristina Sampaio

Estudante de Ciências Econômicas pela Universidade Federal de Alagoas, a canapiense Bianca Gama entra para o seleto grupo de jovens que enchem de orgulho seus conterrâneos ao fazer parte da equipe vencedora do Startup Weekend Arapiraca, evento destinado ao empreendedorismo digital, que ocorreu de sexta-feira até domingo, na cidade de Arapiraca.

Bianca e seus amigos apresentaram o projeto Boa Moradia, um aplicativo para ajudar a encontrar a morada ideal, principalmente para estudantes que precisam mudar de cidade, a partir do perfil desejado. Como prêmio o grupo ganhou o direito de participar do Demo Brasil edição Nordeste, que acontecerá em Maceió, dias 29 e 30 de abril, no Centro de Convenções. Ambos os eventos com o apoio total do Governo de Alagoas e do Sebrae.

De mais de 100 inscrições no Startup Weekend Arapiraca, com representantes de Delmiro Gouveia, Aracaju, Maceió, Arapiraca, Porto Calvo, dentre outros, onze projetos foram pré-selecionados para subirem ao palco com os pitches (apresentação formatada em até cinco minutos, com características específicas para negócios na área do empreendedorismo digital). Dos onze, saíram quatro finalistas como vencedores. O segundo lugar ficou com a equipe de alunos do nível médio do EBEP – Unidade Integrada Sesi/Senai, de Maceió. Com o projeto EfficiEnergy, os alunos ofereceram uma solução para monitorar em tempo real o uso excessivo e o consumo ineficiente de energia, tanto em residências como em pequenas e médias empresas, através de um aplicativo que conecta o usuário à sua casa, contribuindo com um dos problemas mais sérios da atualidade.  
Já o terceiro lugar ficou com o Wikieat, um aplicativo que conecta restaurantes e clientes e oferece cardápio com fotos dos pratos, preço e avaliação dos clientes em relação ao atendimento e qualidade dos produtos. E a quarta colocação, recebendo menção honrosa, ficou  também com alunos do EBEP, com o Malva, uma solução para os nerds (amantes de tecnologia, sempre conectados à  internet) com a criação de uma rede social destinada aos colecionadores e consumidores de histórias em quadrinhos, gibis e desenhos animados, como mangá, anime e outros. Possibilita a venda de produtos, de fantasias dos personagens e a troca de informação entre os usuários.
O Startup Weekend Arapiraca foi o primeiro evento para startups que ocorreu em uma cidade do interior de Alagoas e do Nordeste. Foi a primeira vez que contou com a participação de alunos do ensino médio e profissionalizante do EBEP – Sesi/Senai, com uma equipe de mais de 30 estudantes, os quais passaram por uma seleção prévia dentro da escola.
Para a professora Jane Ramos, diretora do EBEP, a escola percebeu um potencial muito interessante neste evento para estimular a criatividade, o empreendedorismo, o espírito de equipe dos alunos do ensino médio que cursam administração, segurança do trabalho, logística e informática.  “Foi tão rico pra todos nós, professores, e principalmente pra eles, porque descobriram um novo mundo. Antes, não sabiam o que era um pitch, uma startup e muito menos nem imaginavam que acontecia em Alagoas”, disse Jane.
O secretário da Ciência, Tecnologia e Inovação de Alagoas, Eduardo Setton, que atuou como jurado e fez uma mini palestra, afirmou que o engajamento dos empreendedores no Startup Weekend Arapiraca foi surpreendente. “É emocionante estar aqui. Nós estamos juntos neste movimento, isso é o que importa. Com o envolvimento de vocês, o apoio do Governo de Alagoas, essa energia, a criatividade e potencial de todos que aqui se apresentaram, vamos mudar Alagoas”, encerrou.