24/08/2013

“Não podemos aceitar mais esse descaso com a saúde pública”, dispara Medeiros

     Foto: Camila Ferraz
“Não podemos aceitar mais esse descaso com a saúde pública”, dispara MedeirosO deputado Ronaldo Medeiros (PT), usou a tribuna da Assembleia Legislativa durante a sessão desta quarta-feira (21), para apelar por soluções na saúde de Alagoas, de acordo com o parlamentar nem os medicamentos que obrigatoriamente devem ser entregues pelo Governo não estão sendo, “alguns alagoanos necessitam de insulina, por exemplo, e o Estado não está repassando, consequentemente as pessoas estão tendo que pagar pelo medicamento, o que é lamentável”.

O petista afirmou estar indignado com a situação degradante que se encontra a saúde em Alagoas, exemplificando, com o caso do Hospital de Palmeira dos Índios que já foi referência no Estado e hoje está abandonado.

“Hoje, os palmeirenses tem que se deslocar para Santana do Ipanema ou Arapiraca para serem atendidos. E o que me espanta, são essas propagandas do município de Maceió e do Estado, afirmando que está tudo bem com a saúde pública, quando a realidades são os postos de saúde de Maceió sem equipamentos básicos como as macas e sem médicos, quem necessita do SUS está fadado a morrer, não só aqui na capital mas também no interior do Estado”, observou o deputado Ronaldo Medeiros.

O parlamentar continuou alegando que deve se tomar uma medida drástica na área da saúde, pois a situação é crítica “ou não sei o que será dos alagoanos”. O petista observou ainda a questão das Unidades de Pronto Atendimento, as UPA´s, que segundo ele, a maioria não funciona.

“Nós temos aqui em Alagoas algumas UPA´s construídas, mas que simplesmente não funcionam, os prefeitos com suas manias de inaugurar obras solicitam uma unidade dessas ao Governo Federal mas simplesmente não as colocam para funcionar, a de Palmeira dos Índios está abandonada, Penedo funciona mas o prefeito está querendo entregar, Delmiro Gouveia também fechada, e nessas cidades têm hospitais, Delmiro tem um hospital que está jogado e preferiram investir na UPA que vai gastar cerca de 800 mil reais por mês, lá também tem uma UBS – Unidade Básica de Saúde, que está parada, são situações como esta que não poderiam existir em um Estado pobre como o nosso”, salientou Medeiros.

O parlamentar encerrou sua fala apelando para que o novo Secretário de Saúde do Estado reaja diante do “desastre” que é a saúde pública em Alagoas.

 

 

 

Assessoria - Camila Ferraz