05/07/2013

Irmão de Celso Luiz pode ser candidato a deputado estadual representando o Sertão

Jovem é unanimidade na opinião do grupo político liderado pelo irmão.

Ainda não tem nada definido oficialmente, até mesmo porque não é o momento para isso, mas nos bastidores políticos o jovem Luiz Celso Malta Brandão Filho, mais conhecido como Tenorinho Malta (PMDB), 23 anos, é tido como pré-candidato a deputado estadual, representando a região Sertão do Estado.
O nome pode não ser conhecido distante das muitas cidades sertanejas, mas as referências familiares eleva seu potencial político ao ponto de tentar uma vaga no Legislativo Estadual, lugar que não lhe é estranho. O fato é que Tenorinho é filho do já falecido ex-prefeito de Inhapi Luiz Celso Malta Brandão e da ex-prefeita de Canapi Rita Tenório Brandão, é irmão do ex-prefeito de Inhapi Oberdan Tenório, o Bel (PMN), e do prefeito de Canapi, Celso Luiz (PMDB).
Celso Luiz é a maior referência para o irmão mais novo, analisando o fato dele ser um experiente articulador político. Foi prefeito de Inhapi quando ainda era muito jovem, deputado estadual por quatro vezes consecutivas, a primeira em 1994 pelo PSC, inclusive já presidiu a Assembleia Legislativa e em pleno êxtase do poder, em 2006, quando era considerado o “homem mais poderoso do Estado”, disputou o cargo de vice-governador na chapa do agora deputado federal João Lyra, mas foi derrotado pelo atual governador, Teotônio Vilela Filho.
Os laços familiares de Tenorinho estão todos ligados à política sertaneja e quase todos apoiam a hipotética candidatura do jovem. Nas palavras dos sertanejos, Tenorinho Malta é o candidato de Celso e com isso apoio é o que não vai lhe faltar.
O caçula da família Malta nunca concorreu a cargo político nenhum, mas adquiriu muita experiência com os pais e os irmãos. O jovem diz que está à disposição do grupo político, no enteando reitera que muita coisa ainda precisa ser feita para que seu nome seja a melhor opção para entrar na disputa das eleições do ano que vem.
Minuto Sertão