27/07/2013

Festa do carro de boi: Inhapi realiza uma das mais importantes festas da cultura popular nordestina.

Evento realizado anualmente pelo Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais do município, este ano pôde contar com o apoio total da Prefeitura Municipal.

Por: Redação

O CARRO DE BOI é um dos meios de transporte mais antigos da humanidade. Muito conhecido por chineses, egípcios, indianos e europeus de modo geral, ele chega ao Brasil com os primeiros colonizadores portugueses e logo ganha importância para a economia local. Por vários anos, foi o mais importante transporte de carga e de pessoas, além de ter sido indispensável nos engenhos de cana-de-açúcar do Nordeste.

O carro de boi só perdeu sua primazia na economia brasileira alguns séculos depois, mas ainda hoje seu canto (som que sai do contato entre o eixo e as rodas) é ouvido na zona rural de muitas cidades brasileiras, principalmente as nordestinas. Em Alagoas, o carro de boi ainda é um meio de transporte importante para a economia e está muito vivo na cultura popular. Por isso, todos os anos o Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais – STTR do município de Inhapi, reúne centenas de carreiros do município e região para celebrar a 5ª Festa do Carro de Boi, considerada uma das mais importantes celebrações da cultura popular do sertão, que mantém vivo um dos mais importantes símbolos da cultura camponesa”.

Este ano, a festa foi realizada no dia 27 de Julho e contou com cerca de 300 carros de boi, entre grandes (com juntas de 2 a 4 bois) e pequenos (com carneiros e bodes), reunindo aproximadamente três mil pessoas.

A festa começou com a premiação dos carreiros e apresentações musicais no local onde a Prefeitura Municipal deve construir o tão sonhado curral do gado e culminou com o passeio dos carros de boi pelas principais ruas da cidade.

Entre os aplausos dos presentes, o Prefeito José Cícero Vieira, ex-presidente do STTR pôde este ano garantir apoio total a grande festa que um dia idealizou e hoje na condição de prefeito do município contribui pela transformação do evento numa das maiores festas da cultura popular nordestina.

Pelo menos este ano a festa que resgata e fortalece a auto-estima do camponês foi maior do que as edições anteriores, pois além significativo aumento no numero de carro de boi participantes do tradicional desfile, os sertanejos puderam prestigiar os shows dos cantores, Rafael e Gabriel, Forrozão de paredão, Forró 100 igual e do renomado cantor Alcimar Monteiro.

Fizeram a segurança do evento a Policia Militar sobre o comando do Sargento Henrique e o corpo de bombeiros.







Todas as fotos AQUI