05/05/2013

Padre Eraldo é lançado candidato a prefeito em Delmiro Gouveia

Mesmo ainda com chances do prefeito e vice-prefeita voltarem ao Executivo, a oposição lançou o nome esta semana


CadaMinuto Nos bastidores da política dizem que o  prefeito afastado Luiz Carlos Costa, o "Lula Cabeleira" (PMDB), pode não retornar à Prefeitura de Delmiro Gouveia. Com a decisão do Tribunal Regional Eleitoral de Alagoas (TRE/AL) – na votação que resultou em 4X3 - pela manutenção do afastamento do gestor, a oposição –  no aguardo da decisão final - começa a se articular para prováveis novas eleições no município.


Porém, tudo agora depende de uma resposta - em breve - lá de Brasília, ou seja, no Tribunal Superior Eleitoral (TSE). A história teve início em 11 de abril deste ano quando o juiz José Eduardo Nobre determinou o afastamento do prefeito (Lula Cabeleira) e de sua vice-prefeita, a ex-deputada estadual Ziane Costa (a filha), dos respectivos cargos.


Mesmo ainda com  chances de Lula e Ziane voltarem ao Executivo, o segundo colocado em outubro de 2012 - Eraldo Joaquim Cordeiro, o Padre Eraldo (PCdoB) - teve o nome lançado esta semana ( caso haja novas eleições) como candidato a prefeito da cidade. Padre Eraldo foi derrotado nas urnas quando disputou o Executivo delmirense contra Cabeleira. No pleito bastante acirrado,  o prefeito afastado foi eleito com uma diferença de 872 votos (51,71% votos válidos).


Em entrevista a uma rádio local esta semana, o vereador Edvaldo Nascimento, também do PCdoB, disse que não existe empecilhos para candidatura de Padre Eraldo - caso fique mantida a decisão do juiz José Eduardo Nobre (no TSE) baseada em Ação de Impugnação de Mandato Eletivo (AIME) - e ocorra novas eleições na cidade sertaneja. 


“Não há nada que impeça a candidatura do Padre Eraldo caso tenha novas eleições em Delmiro. A oposição está unida em torno de um projeto político popular e democrático para Delmiro Gouveia e ele - Padre Eraldo – é a melhor liderança oposicionista. Vamos aguardar o desenrolar do processo e confirmar se haverá novas eleições”, disse o vereador na entrevista.


A AIME, entretanto, foi movida pelo então candidato – à época – o próprio Padre Eraldo que acusou Cabeleira de abuso de poder político e econômico nas eleições municipais de 2012. Com o afastamento do prefeito e da vice-prefeita, o presidente da Câmara Municipal de Delmiro, vereador Valdo Sandes (PMN), assumiu o cargo onde se mantém à frente da Prefeitura de Delmiro Gouveia até que novas decisões sejam tomadas.
 do Minuto Sertão