23/05/2013

Paciente Ativa e Responsável: Você é?



O que isso significa para você? Faz sentido? No que você pensa ao ler esse título?
Queria muito saber as respostas…se quiserem, me escrevam!

Ser uma paciente ativa e responsável significa acima de tudo estar na linha de frente do seu tratamento, compreendendo e participando de todas as decisões envolvidas. E isso tudo por um simples motivo: Porque é da sua vida que estamos falando!

Já falamos aqui de muitos desafios, dores, medos e problemas acarretados pelo diagnóstico do câncer, mas apesar disso tudo, acredito muito na importância de você se informar, conhecer bem sua doença e seu tratamento, saber quais os efeitos colaterais esperados e falar com seu médico sobre isso, conhecer seus direitos e saber brigar por eles e mais algumas coisinhas… Parece muito?

Sei que parece muito e que muitas dessas informações podem dar medo… Já ouvi isso de algumas pacientes: “mas e se eu ler alguma coisa que não gostar?” ou “e se em uma conversa com meu médico ele me diz algo mais grave sobre o meu tratamento?”. Concordo com todas essas perguntas, mas o que você prefere: estar a par do que está acontecendo com você ou ser pega de surpresa com alguma informação nova que você não esperava?
Essa escolha não é simples, e acredito que mesmo assim muita gente ainda prefere não se informar.

Mas aqui vai meu conselho: não tenha medo da informação, de ter uma boa conversa com seu médico e realmente saber o que é melhor para você nesse momento e de ir em busca dos seus direitos.

Para finalizar, não se esconda! Conte sua experiência, compartilhe dificuldades e detalhes que fizeram a diferença! Vá fazer parte de uma ONG! E reclame diante de um problema ou injustiça, não fique quieta e deixe pra lá! Mais uma vez, é da sua vida que estamos falando!
Tudo isso tem um impacto imensurável quando falamos da defesa de uma causa, da defesa dos pacientes com câncer e, é claro, de melhorar a situação do câncer no Brasil e no mundo.

Quer saber mais sobre ser um PAR (Paciente Ativo e Responsável)? Clique aqui: http://www.oncoguia.org.br/conteudo/seja-um-par/156/
Conto com vocês!