18/05/2013

Mãe que permitiu estupro de filhos é indiciada por exploração sexual

Segundo a polícia, ela permitia agressões às crianças para não perder o casamento

José Augusto Barbosa, de 54 anos, também era tio das crianças Record Minas
Uma mãe teria permitido que os três filhos fossem estuprados pelo companheiro para não perder o casamento. Essa é a conclusão da Polícia Civil sobre os crimes, que ocorriam há pelo menos seis meses em Guaraciama, no norte de Minas. A mulher, Helena Cardoso de Brito, 48 anos, foi indiciada por exploração sexual e teve a prisão preventiva pedida à Justiça na tarde de sexta-feira (17).

O suspeito, José Augusto Caetano Barbosa, 54 anos, que também é tio das crianças - irmão do pai - está preso desde terça-feira (14), depois de quatro dias foragido. A irmã mais velha das vítimas, de 14 anos, procurou o Conselho Tutelar para denunciar a exploração contra duas irmãs, de 8 e 12 anos, e o irmão, de 11.

O delegado Leonardo Diniz afirma nunca ter visto história semelhante.

— Ela tinha que ofertar os filhos para ele continuar em casa, havia essa condição. Tanto que, quando foi preso, ela estava levando o filho para ele, que aguardava de cuecas. Já vi mãe agenciar o filho para sustentar o vício em crack, mas para garantir o "casamento", nunca vi.

O casal está junto há sete anos. O policial se surpreendeu ao conhecer detalhes da relação familiar, que classificou como "completamente desagregada".

— Quando ele teve a prisão decretada, uma sobrinha veio de outra cidade e a Helena confessou tudo a ela.

As crianças estão sob os cuidados de tios e avós até a definição sobre a guarda.