23/05/2013

Esclarecida morte de jovem queimada viva. Crime foi tema do Profissão Repórter, em Maceió

Corpo de Fernanda foi encontrado por crianças que brincavam 


Um crime onde os bandidos tinham a certeza da impunidade. Um assassinato bárbaro que demorou quase um ano para ser esclarecido e chegou a ser um dos temas do programa Profissão Repórter da TV Globo.

A estudante Fernanda Viana da Silva, 15, que residia no Conjunto Benedito Bentes II, parte alta de Maceió, foi levada até um canavial, no Rio do Meio, na Cachoeira do Mirim, região do Benedito Bentes, onde foi alvejada a tiros e queimada ainda viva LEIA AQUI

As investigações, que evoluíram nos últimos três meses, foram concluídas pela equipe do delegado Daniell Pires Ferreira, da Força Nacional (FN), que prendeu o desempregado José Quitério, 21, ex-namorado da vítima, que mesmo diante das evidências que ligam ele ao crime, nega a participação.

Outro envolvido na morte é João Paulo da Conceição, tio de Quitério, que se encontra preso no Sistema Prisional de Pernambuco acusado de ter assassinado a facadas a companheira, Maria Neilza da silva, 21, crime registrado em janeiro deste ano na cidade de Ibimirim, no Estado de Pernambuco.

As investigações concluíram que Fernanda foi vítima de crime passional. Ela mantinha relações – ao mesmo tempo – com os acusados.

Na noite do crime os dois foram vistos por testemunhas aguardando a vítima na escola onde ela estudava, no Benedito Bentes. Em seguida os três saíram e na Cachoeira do Mirim praticaram o assassinato.

O corpo de Fernanda – que ficou irreconhecível – foi localizado por crianças que brincavam na região da desova. Ao passarem de bicicleta pelo acostamento da rodovia os garotos chegaram acreditar que se tratava de uma boneca inflável, mas ao chegarem próximo constataram que na verdade era um ser humano.

O jornalista Caco Barcellos, da TV Globo, esteve em Maceió em setembro do ano passado e conversou, com exclusividade, com a mãe da adolescente morta. Fernanda Viana era a filha caçula.

A diarista Josefa da Conceição, que pediu para falar com a equipe da TV Globo distante do bairro onde reside – numa entrevista intermediada pelo EMERGENCIA190 – mostrou seu medo e desabafou pedindo por Justiça.

“Imagina por senhor ... fazer o que fizeram, além do mas ainda tocaram fogo ? Foi brutal, foi horrível o que fizeram com ela. Estavam com muito ódio no coração”, disse a mãe inconsolável.

“Ela recebeu um telefone e neste telefonema tinha uma pessoa que queria falar com ela e a resposta dela foi essa: Ele disse que se eu não fosse dele não era de mais ninguém”, falou a diarista.

Qualquer pessoa que tenha detalhes que possa ajudar esclarecer este ou qualquer crime pode ajudar, ligando para o Disque Denúncia, através do número 181. O denunciante não precisa se identificar.
Emergência 190