22/05/2013

Biodiversidade do Planeta

 
Google Em 22 de maio em todo mundo comemora-se o Dia Internacional da Biodiversidade. Data para repensar a atitude do homem em relação a todas outras formas da vida que existe na Terra.

O nosso planeta passou por um processo longo de construção, a biodiversidade atual que encontra nele é o resultado de muitos anos de transformação. A importância da diversidade de seres vivos existentes forma uma cadeia que conhecemos de ecossistema, um sistema em que todas as espécies têm o seu papel e sua responsabilidade nesta regra resultando no equilíbrio do planeta, por isso preservar a natureza é o principal fator que garante um futuro equilibrado.

Vale acrescentar que é de extrema importância preservar todos os tipos de formas de vida, sejam vegetais como as plantas ou animais como o homem e as formas minúsculas de vida a exemplo dos insetos, micróbios e ate bactérias. Quando falamos em preservar logo vêem em mente as florestas e os animais que vivem dela, mas outra forma de preservação que não se vê falar muito e não tem nem 1% de suas espécies ou áreas preservadas são os oceanos e os animais marinhos.

A importância do oceano e seus seres são enormes, para ter uma idéia o ar que respiramos é o resultado do trabalho do fitoplâncton, que faz a purificação do ar, também ele foi o responsável pela formação de nossa atmosfera, um ser minúsculo que vive em todo Oceano que não pode ser visto a olho nu, mas quando eles se juntam é possível vê-lo do espaço, e muitos de nós nem se quer sabia da existência desta espécie.

Nosso mundo necessita muito proteger o ecossistema que foi construído a milhões de anos, para o planeta continuar a ser esta diversidade de espécies que o diferencia de todos os planetas visinhos, ate a nossa coloração é diferente, em comparação aos outros, além do mais é o único do sistema solar que tem vida de forma complexa e em abundancia, e isso foi possível por que as espécies uma conseguiram conviver com as outras em um sistema que, uma espécie ajudando outra, um ser vivo controlando outro e outra forma de vida servindo de base na cadeia alimentar.

Nosso planeta é uma maravilha, que podemos até o momento e sempre poderemos afirmar que é uma maravilha de todo universo, um presente do nosso criador, DEUS.
 
*Haroldo Oséias de Almeida – Ambientalista