21/05/2013

Água pode ter contaminado 200 pessoas em Palmeira dos Índios

Hospital recebeu moradores de várias cidades; Lacen deve emitir laudo
 
Foto:Arquivo/TodoSegundo
O Laboratório Central de Alagoas (Lacen) deve emitir, nos próximos dias, parecer sobre a análise da água recolhida em Palmeira dos Índios. O material foi coletado após mais de 200 casos de diarreia detectados em várias cidades da região. Oito pessoas estão internadas, segundo informou o setor de emergência do Hospital Santa Rita. Elas estão desidratadas, mas o estado de saúde é considerado estável.

Uma equipe de médicos e enfermeiros foi remanejada para o local com o objetivo de ajudar no atendimento aos pacientes. “Recebemos a informação de que houve a elevação de casos de diarreia em Palmeira dos Índios e no entorno. Pelo que estamos apurando isso aconteceu devido a ingestão de água. Foram mais de 200 pessoas. Mandamos equipe para lá na sexta-feira”, disse Paulo Bezerra, diretor da Vigilância Sanitária Estadual.

De acordo com ele, foi descartada que a diarreia tenha sido provocada pela ingestão de alimentos. O mais provável é que tenha origem no consumo da água, de responsabilidade da Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal). “Percebemos que pessoas diversas foram contaminadas em locais diferentes. Isso não se deve a alimentação, mas sim a água”, reforçou Paulo Bezerra.

Os casos chegaram ao Hospital Santa Rita entre sexta-feira (17) e o último domingo. Mais de 200 pessoas foram internadas às pressas com os mesmos sintomas: diarreia, febre e vômito. A unidade de saúde teve de reforçar o número de leitos para atender a demanda.

De acordo com assessoria da Secretaria do Estado da Saúde (Sesau), técnicos do centro de investigação do órgão foram até o local, onde coletaram amostras da água e da saliva dos moradores. Em seguida, enviaram o material para o Lacen. O caso ainda está sendo apurado.

GazetaWeb